Aquecedor solar reduz demanda de energia para água quente e gera economia

Saiba como funciona o sistema de aquecimento solar de água, amplamente usado no Brasil, dos chuveiros às grandes piscinas aquecidas

A energia térmica gerada pelos aquecedores solares no Brasil coloca o País na quinta posição no ranking mundial da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), com capacidade instalada de 8 GW. “São várias e consistentes as razões para o uso do aquecimento solar de água, a começar pela economia que proporciona, já que o preço médio da energia gerada é muito inferior às várias opções disponíveis como eletricidade e gás”, diz Marcelo Mesquita, secretário executivo do Departamento Nacional de Energia Solar Térmica da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Dasol/Abrava).

Os aquecedores solares identificados com a etiqueta do Inmetro têm vida útil média de mais de 20 anos, de acordo com o secretário da Abrava. O apelo ambiental do produto também se baseia em dados: cada metro quadrado de coletor solar em uso durante um ano evita a inundação de cerca de 56 m² de terras para a geração elétrica; o consumo de 215 kg/ano de lenha; e de 55 kg/ano de GLP.

Nas famílias de baixa renda, o valor economizado na conta de luz é destinado para principalmente a educação e alimentação, de acordo com pesquisas realizadas pela Caixa Econômica Federal. Não é coincidência, portanto, que a aplicação predominante do sistema de aquecimento solar (SAS) ocorra no segmento residencial dos mais variados portes, chegando com sucesso, nos últimos anos, às habitações do Minha Casa, Minha Vida. É amplamente utilizado, também, em hospitais, hotéis, motéis, vestiários, refeitórios, edifícios, indústrias, academias e piscinas. Na forma de processos heliotérmicos, o sistema de aquecimento solar se destina à geração de energia elétrica em indústrias.

O sistema de aquecimento solar para banho, também chamado de coletor plano fechado, é formado basicamente por coletores solares térmicos, reservatório e tubulações. “A água fria entra no reservatório térmico e alimenta o coletor solar, onde é aquecida. Após o aquecimento da água, ela retorna para o reservatório térmico, de onde sai uma tubulação para abastecer os pontos de consumo”, explica Mesquita.

Fonte: www.aecweb.com.br

Open chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?