Aquecedor solar: como funciona e por que investir em um?

Utilizar um aquecedor solar vai garantir que você economize energia elétrica e colabore com o meio ambiente. Veja como ele funciona e porque é importante.

Se você está procurando formas de economizar a longo prazo e colaborar com o meio ambiente, uma opção é investir em um sistema de aquecimento solar, para utilizar a energia do sol para esquentar a água do chuveiro, da pia do banheiro e da cozinha, da sua banheira e até da piscina, se você tiver uma. Para esclarecer as dúvidas sobre esse assunto, reunimos informações sobre o que é esse sistema, as vantagens e desvantagens dele e como cada tipo de aquecedor solar funciona. 

O sistema de aquecimento solar é um tipo de tecnologia que permite transformar a energia do sol em energia térmica, para esquentar sistemas de água dentro de residências, indústrias e até comércios, como a água de piscinas, do chuveiro, da pia do banheiro e da cozinha. Diferentemente da energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica não serve para transmitir energia elétrica para lâmpadas e eletrodomésticos, por exemplo. 

Vantagens do sistema de aquecimento solar

  • A energia térmica vinda do sol é limpa (não poluente), logo, é sustentável; 
  • O uso da energia solar como fonte térmica diminui a necessidade do uso de outras matrizes energéticas. Assim, se houvesse maior investimentos de indústrias, fábricas, estabelecimentos rurais, hotéis e da população num geral neste tipo de energia, a necessidade da construção de hidrelétricas (altamente poluentes), por exemplo, seria menor;
  • O uso da energia solar traz economia considerável à sua conta de energia elétrica, já que você não vai gastar com o consumo do chuveiro elétrico, por exemplo; 
  • Um sistema de aquecimento solar é extremamente durável (a duração do conjunto de equipamentos varia entre 20 e 25 anos) e a há pouca necessidade de manutenção, se você considerar que é necessário apenas realizar a limpeza das placas solares periodicamente; 
  • Um sistema de aquecimento solar valoriza o imóvel quando for necessário vendê-lo; 

Desvantagens do sistema de aquecimento solar

  • Em regiões muito frias e com pouca incidência de luz solar, ou em dias de muita chuva, é provável que o aquecedor não receba energia suficiente para esquentar a água e você tenha que recorrer ao chuveiro elétrico;
  • A instalação e preparo da casa para o sistema de aquecimento solar são bem caros se você considerar que precisa ter os encanamentos e registros da casa preparados para recebê-lo, além de, claro, comprar o equipamento em si (que basicamente são placas coletoras solares e um reservatório térmico, também chamado de boiler). 

Aquecedor solar: como funciona o equipamento? 

Como adiantamos no tópico anterior, o aquecimento solar vai depender basicamente de dois aparelhos: placas coletoras solares e um reservatório térmico, também chamado de boiler, que vai garantir que a água chegue quente até o seu chuveiro, pia ou o que for. 

As placas coletoras ficam posicionadas em uma parte alta, acima do telhado, em uma área de maior incidência de luz solar possível. Elas são bem escuras e responsáveis por captar e absorver a luz do sol emitida durante o período todo do dia, seja ele pouco ou muito quente. Já o boiler tem a função de armazenar e manter a água em temperatura alta, para que você possa tomar banho a noite (quando já não há mais sol), por exemplo, sem problemas. Se pensarmos num passo a passo, o sistema funciona da seguinte maneira: 

  1. A água sai de uma caixa d’água principal alimentada com água fria constantemente; 
  2. Depois, passa ainda fria pelo reservatório térmico (também chamado de boiler);
  3. Quando sai do reservatório térmico (boiler), a água é levada pelas tubulações para as placas coletoras solares que, enquanto captam a energia solar, esquentam a água fria que passa por ali, por meio da tubulação de cobre;
  4. A água quente volta para o reservatório térmico (boiler), que a mantém aquecida durante bastante tempo. Isso acontece por conta do revestimento em cobre ou aço inoxidável presente no equipamento; ele ainda conta com cobertura de poliuretano sem CFC, o que garante isolamento térmico máximo. 
  5. A água aquecida sai do boiler e vai para a tubulação da residência que, para transportar essa água, deve ser preferencialmente de cobre também. 

Depois deste passo a passo, você pode estar se perguntando como as águas fria e quente podem estar presentes no boiler sem que a água fria prejudique a temperatura da que chega já quente para circular pela residência. Isso acontece por conta de um processo chamado termossifão, já que a densidade da água fria e da água quente são diferentes: dentro do boiler, a água quente é menos densa e se desloca naturalmente para cima; a água fria (mais densa) fica embaixo, o que facilita a sua entrada nos coletores solares. Assim, pode-se dizer que o contato entre água fria e água quente é bem pequeno e quase não altera a temperatura final.

Como saber quantas placas de aquecimento preciso ter em casa?

Para saber quantas placas de aquecimento instalar na sua casa e também qual deve a capacidade do boiler que você vai comprar, é necessário pensar no volume de água gasto na sua casa diariamente e em quantas pessoas moram nela. É seguro dizer que um boiler de aproximadamente 260 litros abastece tranquilamente os banhos diários de uma família de quatro pessoas. 

Aquecedor solar para piscina

O sistema de aquecimento solar para piscinas é bastante parecido com o de residências, mas ainda assim existe uma diferença. Enquanto nas casas existe o boiler para reservar a água quente, quem faz isso no aquecimento solar para piscina é nada menos do que a própria piscina. 

Basicamente, o sistema de aquecimento solar de uma piscina é composto pelas placas de aquecimento, uma válvula de controle de fluxo e um controlador de temperatura, em um sistema circular de movimento da água. 

Imagine que a água da sua piscina está fria. A válvula de controle de fluxo e a bomba vão liberar essa água para subir para o telhado por meio dos encanamentos, que será esquentada quando passarem pelas placas de aquecimento. Depois, a água já aquecida voltará para a piscina, que tem o papel de mantê-la quente. O controlador de temperatura vai trabalhar para medir a temperatura da água que está na piscina o tempo inteiro. Se houver variação de 5ºC ou mais nela, a água mais fria volta para as placas coletoras e é aquecida novamente. 

É importante reparar que, no sistema de aquecimento solar para piscina, as placas coletoras solares trabalham à seco e só são acionadas quando necessário. Por este motivo (e para não fazer as bombas trabalharem desnecessariamente), é interessante ter uma capa térmica de piscina, para usar a noite, quando não há mais sol. 

Fonte: https://www.promobit.com.br/

Open chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?