Por EPTV 2
Moradores de várias cidades da região tiveram prejuízos com equipamento após temperaturas se aproximarem do negativo.
As baixas temperaturas registradas no Sul de Minas nesta semana deixaram prejuízos para moradores de várias cidades. Muitos moradores que possuem sistema de aquecimento com placas solares acordaram com as placas estouradas devido às baixas temperaturas.
Com -5°C, Maria da Fé (MG) registrou a menor temperatura do ano em Minas Gerais e a segunda menor temperatura do Brasil na terça-feira (20). Em Passos, o Inmet registrou -1,4°C e em Monte Verde -0,1°C. O dia também amanheceu gelado em Varginha, que teve recorde de frio no ano, com 0,8°C, com registro de geada.
Em Pouso Alegre (MG), empresas que trabalham com placas solares estão com mais de 100 pedidos de atendimento para conserto das placas solares. O empresário Luiz Carlos Ferreira explica o que pode ocasionar o problema.
“O sistema de aquecimento solar compõe a placa e o reservatório, então a água que está na placa durante a noite, ela não faz o processo de circulação, essa água fica parada lá. O que ocorreu é que a temperatura baixou, e em alguns locais onde não há o sistema de proteção, de válvula de congelamento, ela congelou interno. É como se você colocasse uma garrafa de cerveja no congelador e ela vai estourar. Ela (a placa) vai expandir, e por não tem para onde ir, (a água) vai romper o tubo, por isso que vai provocar logo ao amanhecer o vazamento. Ele corta o tubo e começa a dar o vazamento em vários pontos internos”, explicou Ferreira.
Segundo o empresário, o problema acontece no tubo coletor, que é um metal onde é feita a troca de calor. Durante o dia, ele entra em processo de circulação, mandando água quente para o reservatório, porém durante a noite ele não faz isso.
“Ele acaba dilatando e rompe, no sistema tradicional. Para evitar isso o correto é fazer uma manutenção preventiva nas válvulas de anticongelamento, embora a região nossa não é uma região de muita geada, alguns locais sim, e desta vez pegou a gente de surpresa. Nós fizemos instalações em um dia e no dia seguinte, perdemos todas as placas instaladas.
Em um conjunto habitacional de Pouso Alegre, no Jardim Redentor, pelo menos 50 moradores passaram por essa situação. Eles utilizam o sistema de aquecimento solar e nem imaginavam que isso poderia acontecer.
A Caixa informou que os empreendimentos contratados no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida foram entregues dentro das regras e legislações vigentes, observando as aprovações e licenciamentos necessários. Disse ainda que questões de manutenção predial, como a relatada, devem ser realizadas pelos moradores e condomínio.